Para uma equipe tradicional, ter vários apelidos pode até ser considerado natural. Em 1938, o Jaboticabal venceu todas as equipes da região, incluindo as grandes de Ribeirão Preto. Seus feitos corriam as cidades e aonde chegava o time era chamado de “Esquadrão de Aço”. Mas a origem de sua mascote é ainda mais antiga e remonta ao início da década de 1930. Naquela época, a cidade de Jaboticabal se destacava como um importante centro econômico e cultural, conhecida como a “Atenas Paulista”. Em campo, o Atlético passeava na disputa dos torneios do Interior pela APEA, liga de futebol da época. Seus resultados levavam temor aos adversários e a torcida passou a chamar a equipe de “Tigre de Atenas”.

História

 

Fundado no dia 30 de abril de 1911, o Jaboticabal Atlético surgiu inspirado em um clube inglês, o Tottenham. O canadense Dr. Robert Todd Locke viajou para a Europa e trouxe como recordação uma camisa do time da Inglaterra. A partir daí, teve a idéia de fundar uma agremiação e dar a ela as mesmas cores da equipe estrangeira, como forma de homenagem. Com isso o preto, que representava a nobreza, e o branco, a paz, passaram a ser as cores oficiais do clube.

 

Em suas quatro primeiras décadas de existência, o Jaboticabal esteve disputando apenas competições amadoras, conquistando alguns títulos como o Campeonato do Oeste Paulista, em 1915, o Campeonato da 11ª Região, em 1944, e o Campeonato da 6ª Região do Interior, em 1947. E foi neste período, entre 1937 e 1938, que o clube recebeu o apelido de “Esquadrão de Aço”, ao permanecer invicto por 42 jogos.

 

No ano de 1955, participou pela primeira vez de uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3). No ano seguinte, foi vice-campeão do torneio, conseguindo o acesso à Segunda Divisão.

 

Porém, a permanência do clube na “Segundona” durou apenas quatro anos, sendo rebaixado em 1959. Em 1960, conseguiu novamente o acesso e desta vez permaneceu por mais tempo na Segunda Divisão, até 1967. A partir daí, o clube ficou por algum tempo intercalando a atividade e a inatividade nas competições profissionais.

 

De 1968 a 1970, não esteve inscrito em qualquer torneio da FPF, retornando em 1971 e 1972. Esteve fora dos torneios profissionais em 1973, voltou em 1974 e, novamente ficou fora em 1975. A fase seguinte, a partir de 1976, foi mais longa nas competições profissionais, quando disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2). Enquanto esteve afastado profissionalmente, o Jaboticabal foi campeão regional da categoria Dente de Leite, em 1970, depois de começar a dar atenção à categorias de base.

 

Em 1986, o clube mais uma vez esteve ausente dos campeonatos profissionais por um ano. Em 1987, disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e, nos dois anos seguintes, esteve na Terceira Divisão, mas voltou à Segundona em 1990, depois de conquistar o título da Terceira Divisão. No ano seguinte, em 1991, mais uma conquista e mais um acesso, da Segunda Divisão para a Intermediária, onde permaneceu até 1993.

 

Em 1994, com mudanças nas nomenclaturas das divisões estaduais, o clube passou a disputar a Série B1A (atual Segunda Divisão) e conseguiu o título do torneio em 1996, conquistando também o acesso à Série A3. Após mais um período ausente, o Jaboticabal voltou, em 2006, a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, competição em que está nesta temporada. Em 2007, 2008 e 2009, o Jaboticabal não conseguiu passar à segunda fase da competição.